- Eliseu Ramos - LAVMAQ
QUANDO DÁ PROBLEMAS NAS PEÇAS
Atualizado: 22 de Out de 2020

Resolver essa questão nem sempre agrada o cliente, mas podemos amenizar essa situação.
Hoje com a lei do consumidor, o empresário tem que estar atento em detalhes, pois, tem algumas pessoas que se aproveitam da situação, para levar vantagens como: faltando botões, manchas pré-existentes, pequenos furos ou rasgados, etc. Nos pós serviço, quem se incomoda com o cheiro do amaciante usado, etc.
Um dos maiores cuidados que as lavanderias que têm combos, pacotes e assinaturas devem estar na recepção das roupas, sendo o mais criterioso possível. Encontrando problemas, registrar em fotos e enviar ao cliente antes de manipular a peça.
Acontecendo de lavar e descobrir depois o problema, pode ser mais oneroso a lavanderia. Pois, um cliente contínuo, acredita que será indenizado no caso de peças aparecerem com problemas posteriores a entrega.
Sem contar quando o problema surge no processo de lavagem e passadoria, e esta queima a peça ou mancha. Normalmente ninguém da lavanderia assumirá o problema, a “culpa é sempre do outro”, como em tudo na vida.
A comunicação com o cliente deve ser por pessoas qualificadas, para dar justificativas plausíveis, mediante a situação desfavorável do ocorrido. O bem maior de uma lavanderia é o cliente assíduo, pois, este traz outros.
Tem lavanderias, que já tem um fundo de indenização, para casos de estragar ou extraviar a peça. Um adendo aqui: isso para peças sem valores emocionais, pois, tem clientes que valorizam a peça de diferentes modos: foi comprado em uma viagem que nunca mais farei, foi da minha mãe que já morreu, etc.
Voltemos a lei do consumidor e as diversas mídias de reclamações, onde ficam registradas as denúncias e por vezes pesquisadas por outros clientes, antes de enviar as peças a sua lavanderia.
Todo cuidado é pouco, para satisfação plena. Zeu