TERCEIRIZAÇÃO OU DELEGAÇÃO
- Marcelo Golmia
- 14 de out. de 2020
- 2 min de leitura

O que, quando, quem e como terceirizar ou delegar?
Na área empresarial e de serviços, são tarefas distribuídas ou transmissão de responsabilidade.
No nosso dia de mais de 24 horas, temos uma “escassez” de tempo, deixamos de dar conta de todos os afazeres, e vencer os desafios da vida profissional e pessoal, pois, depende de vários fatores inerentes a um processo teórico. Alguns tópicos:
Terceirizamos aquilo que fazemos, quando nossa capacidade de execução se perde em afazeres desnecessários, para pessoas que acreditamos serem capacitadas a executarem nosso procedimento, sem precisar decidir ou de decisões sem significados e prejuízos, de serviços ou trabalhos rotineiros. Com isso podemos nos envolver com procedimentos mais complexos e tomadas de decisões decisivas.
A entrega dos serviços terceirizados, deixam de ter relatórios, pois, são visíveis, o que facilitam e relaxam as observações pessoais para os detalhes.
Quando existe uma falha na terceirização, demora o pronto restabelecimento de execução, por vários motivos: pessoalmente ninguém é igual, mentalmente e as variáveis emocionais contam muito nesse momento, o tempo e a empatia podem jogar contra e a necessidade individual sobrepõe a coletiva.
Quando deixamos essa “escassez” tomar conta da nossa rotina estressante, não tendo tempo para mais nada, estar sempre ocupado para fugir de novos desafios, a irritação se fazer presente várias vezes ao dia, julgar que a equipe de trabalho está ociosa e os projetos vão ficando pendentes, é hora de delegar.
Delegamos aquilo que fazemos, quando nossa capacidade de execução precisa de alguém com ideias próprias e ajustadas ao mesmo interesse. Que passem relatórios enxutos em momentos apropriados, enxerguem detalhes interessantes aos mesmos princípios e propostas.
A entrega dos serviços delegados, requer confiança de quem idealiza e cria oportunidades, aos que torcem e executem com maestria. Que honrem a empresa e o idealizador, que absorvem os erros e defeitos dos projetos e serviços.
Delegar é uma gestão de tempo, portanto, a solução de muitos está em delegar, sem controlar a quem foi delegado. Assim terá um escudo para as informações desnecessárias e um assistente de ordens e afazeres uteis. Determinar regras entre os envolvidos é racionalizar as operações atribuídas e ter um resumo desses afazeres úteis.
Quando existe uma falha na delegação, é rápido o restabelecimento das funções e execuções, pois, as variáveis emocionais são menos conflitantes pela interação diária e pelo trabalhar coletivo.
Com mente livre, as ações de comunicação e confiança em alcançar os objetivos dos desafios diários serão sentidos por todos. A eficiência aumentará a produtividade profissional e pessoal. O equilibro da vida terá “mente limpa, ações livres” Zeu
A escolha ou determinação de delegar, dependem de deixar de abraçar o “mundo” e pensar que o “mundo” gira em torno de si.
O que, quando, quem e como, podem ser questionamentos ou afirmações, isso vai depender da necessidade e vontade do gestor, administrador, chefe, dono ou nome que quiser chamar para quem manda, ou tem poder na empresa.
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