Blog

LAVMAQ

  • Instagram
  • Facebook
  • Eliseu Ramos - LAVMAQ

COMO ADMINISTRAR ROUPAS DE CASA DE REPOUSO E DE IDOSOS


Um dos grandes problemas das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) mais comumente conhecidas por Casas de Repouso ou Residenciais para Idosos, são as roupas dos internos que não possuem identificação, dificultando a operação de separação nos armários ou nas lavanderias.

Como na maioria das casas, os residentes recebem tratamento personalizado, chegou a hora de personalizar as roupas, com etiquetas laváveis, comum em sistema de lavanderias. A maioria destes residenciais enviam os enxovais sem identificação para as lavanderias, e após misturadas com as de outros residentes ou mesmo com roupas de outras casas de repouso, tornam a tarefa posterior de separação demorada e sujeita a falhas. Mesmo quando a lavanderia fica dentro do residencial e não há etiquetas nas peças, fica-se dependente de um funcionário que conheça as roupas de cada idoso e, obviamente, na falta desta pessoa, o processo passa a ser muito difícil.

Vale lembrar que: “As ILPIs, que incluem os asilos e as casas de repouso para idosos, são reguladas pela Anvisa (RDC 283/2005) e fiscalizadas pelas Vigilâncias Sanitárias locais”. Item 5.4.3 – As roupas de uso pessoal devem ser identificadas, visando a manutenção da individualidade e humanização.

Além disso, não se deve misturar roupas pessoais com as do estabelecimento, como panos de prato e de limpeza. E também condições para o transporte de roupa suja, em sacos plásticos fechados e identificados, ou recipientes de material lavável e de fácil higienização e limpeza. Cestos de vime, por exemplo, não são recomendados para transporte.

Alguns estabelecimentos utilizam canetas para tecido, mas além do péssimo resultado estético, este tipo de identificação apaga e a leitura é dificultada conforme a cor da peça de roupa.

E qual a solução mais prática para evitar perdas e facilitar a separação de peças? Etiquetas termocolantes duráveis são a melhor alternativa para isso. Este tipo de etiqueta pode ser aplicada com ferro de passar ou com prensa térmica. A impressão dos dados pode ser com impressora térmica ou escrita manual, podendo conter pré-impressão com o nome do residencial. O material é o mesmo utilizado para identificar uniformes industriais e resiste a dezenas de lavagens pesadas, que são necessárias para este tipo de peças, que podem conter alta sujidade e elementos contaminantes. Em www.exataetiquetas.com.br, pode-se conhecer mais sobre este produto e outros específicos para rastreabilidade de peças dentro de lavanderias. Textos de Eliseu Ramos e Sergio Melo



#lavmaq #lavanderiasavenda #lavanderiastextil #bomatendimento #empresadesucesso #lavanderiadigital #laundrycoffe #lavanderiaecafe #roupaslimpas #lavanderiashospitalares #lavanderiasindustriais #lavanderiasdomesticas

0 visualização